EDUARDO DIABO PAES
Por GCM Paulo Márcio (24/11/2022)
Está muito claro para os servidores que o senhor Prefeito brinca com a paciência deles.
Sua vingança cruel é uma mágoa passada por não terem eleito seu apadrinhado político, Pedro Paulo, nas eleições para prefeito do Rio em 2016 vencida pelo ex prefeito Marcelo Crivella .
A época, o recado dos servidores municipais, ao Eduardo Paes, foi nas urnas. Afinal, durante sua gestão o servidor só teve derrotas seguidas. Sem recomposição salarial, sem reajuste, sem pagamento retroativo , sem aumento do ticket alimentação, dos benefícios e sequer receberam o retroativo dos triênios.
Aquelas águas não foram passadas, pois na oportunidade que teve, o nervosinho aumentou a previdência do funcionalismo de 11% para 14% , abriu as pernas para que operadoras dos planos de saúde reajustassem os valores aos servidores e acabou com alguns benefícios.
Atualmente, os acúmulos das perdas salariais ultrapassam os 27%, considerando que o ano de 2024 em nada mudou a situação do funcionalismo visto a quantidade de gestos de desconsideração vindas do gestor municipal.
Do ponto de vista da população, Eduardo Paes é um excelente gestor; no entanto, perde sua capacidade de liderança a medida que trata o servidor municipal como se fosse lixo. Desvaloriza aqueles que fazem a máquina do município funcionar, mas se esquece que sem eles a Prefeitura do Rio de Janeiro não arrecada.
Eduardo Paes pratica uma gestão que exclusivamente maltrata o servidor público . Na gestão atual, empurra o reajuste dos salários cada vez mais para a frente , colaborando na perda do poder de compra,congela benefícios como ticket alimentação, não paga triênios retroativos aos servidores, emperra os PCCS de diversas categorias, evita qualquer tipo de diálogo com o funcionalismo , desvalorizando os funcionários municipais mesmo dito diversas que poria em prática suas reivindicações, dentre elas, os guardas municipais que receberam suas promessas de tirar do papel e pôr em execução um dos maiores desejos dos agentes da segurança pública : a reestruturação do plano de carreiras cargos e salários. Do mesmo modo, ocorreu aos profissionais da saúde que clamam por um PCCS faz mais de 10 anos e nem assim tiveram cumpridas suas exigências.
Mudando de assunto, faz exatamente alguns meses, quando foi aprovado a LOA( Lri orçamentária anual) para 2024 com mais 35 bilhões de reais, com aumento real ao ano anterior.
Receitas líquidas generosas mas que não resultam em melhorias tampouco benefícios aos servidores. Nem poderia acontecer, pois boa parte desses valores tem sido usado para sustentar a aquisição de 300 ônibus articulados por gastos altíssimos se considerarmos o pagamento de 867 milhões de reais ao grupo de Jacob Barata , condenado a mais de 28 anos de prisão por pagamento de propina a políticos para obter vantagens no valor das tarifas dos ônibus entre outras benesses. Já o grupo Marco Polo fabricante de mais 190 ônibus para Prefeitura arrendou 419 milhões .Por fim, o total das transações giraram em torno de 1,360 bilhão .
Outro fato não menos importante é o acordo homologado entre a prefeitura e as empresas de ônibus neste ano em que a administração pública municipal faria aporte de mais de 300 milhões a essas empresas , subsídios totais que serão repassados as concessionárias ate dezembro para melhoria do sistema de ônibus ainda não visto pela cidade.
Como se vê o superávit da Prefeitura cresce , novas aquisições de ônibus , inauguração do BRT , parques e etc. Além disso, aporte financeiro as concessionárias de ônibus, inaugurações de espaços e instalações só aumentam, as obras pela cidade surgem uma atrás da outra, enquanto os servidores públicos do município vêem suas condições financeiras piorando cada vez mais. Corte do auxílio assiduidade, plano de metas que até aqui sem data definida.
O mais engraçado nisso tudo é que durante os quase quatro anos de gestão, o prefeito verbaliza ter feito muito pelo funcionalismo. Primeiro, por reaver o pagamento dos salários para o segundo dia útil do mês. Segundo, por colocar em dia o décimo terceiro salário não pago pela gestão anterior. E por fim, ao pôr as finanças da administração municipal em ordem como se não fizesse parte da atribuição do cargo. Suas palavras soam como se tivesse fazendo um favor as categorias do município.
As eleições 2024 se aproximam e será uma grande oportunidade para os servidores municipais darem o troco neste muquirana sem palavra.

A cada nova edição uma grande surpresa. Esse é podcast de fato dos servidores públicos
ResponderExcluirFico feliz demais com palavras vindas de vocês leitores/ leitores, mostrando a importância de trazer bons conteúdos para vocês.
ResponderExcluirAbraços e até a próxima edição
Lucidez e clareza de raciocínio é tudo que queremos e precisamos! Siga em frente nos informando e esclarecendo a respeito de questões pertinentes às nossas funções enquanto Serbidores Públicos. Parabéns.
ResponderExcluirQuanto aos servidores não se manifestarem, muitos são das OSS e os que sobraram de servidores estatutários perderam a força. E foi isto que aconteceu ele enfraqueceu o servidor, não há mais concurso, quem entra é contratado e o cabide de emprego continua por baixo dos panos.
ResponderExcluir