READAPTADOS(AS) ! QUANTOS SÃO ? O QUE FAZEM? E QUAL É O HISTÓRICO DELES(AS)
"FICA A DICA SERVIDOR"
Você sabe quantos readaptados existem na instituição? Sabe que tipo de trabalho é executado por eles? Você conhece o histórico deles na autarquia GMRIO?
Antes que possa se render ao senso comum, formar ideias esdrúxulas sem analisar a fundo o contexto, deixaremos um número para refletir acerca do trabalhador readaptado.
Somente a autarquia Guarda Municipal possui nos seus quadros quase 2.000 mil servidores em situação de readaptação. Como estão nos impedindo o acesso as informações mais detalhadas após a alteração da escala, esse número disparou, como, também aumentou em mais de 380% a apresentação de atestados pelos GCM'S, as baixas médicas e pedidos de aposentadoria.
Entretanto, os readaptados continuam executando suas tarefas, laborando dia a dia no atendimento a população, estando a sua maioria em postos com funções típicas operacionais, mesmo que intramuros na maldita escala 12x36, elevando os afastamentos.
Salientar que desta parte de servidores, em quase sua totalidade, eles e elas possuem histórico de trabalho operacional em variados grupamentos de rua no combate ao ordenamento urbano , trânsito, praia entre tantos outros. Quase todos frequentaram as IGM'S da instituição por anos em condições degradantes, , sustentando longas horas de pé nas ruas, sem equipamentos ou uniformes adequados , nem viaturas a disposição para que houvesse momento de descanso.
O cumprimento do horário de almoço e chegada ao trabalho sempre esbarraram nas imposições dos deveres. E ainda durante as operações e nos eventos de rotina, não tinham certeza do horário de saída porque nas papeletas comumente vinha determinação de que o serviço seria " ate o término" , violando seus direitos trabalhistas, enquanto madrugavam pelas ruas a espera de condução.
Esses(as) guerreiros(as) foram jovens, fortes, alegres e confiantes, dando tudo de si na espera da progressão e da promoção . Até mesmo por isso, tinham esperança de que seus objetivos seriam alcançados, confiando que nos momentos mais difíceis da vida teriam o reconhecimento por todo o trabalho prestado a instituição e a sociedade.
Mesmo assim , apesar de todo o desgaste sofrido por seus corpos e mentes, nunca perderam a vontade de trabalhar com seus amigos de batalha em bases insalubres. Naquelas unidades debaixo de viadutos escaldantes, sofrendo com escalas desumanas, tolhidos no direito de questionar ordens emanadas ilegais.
Não fosse o suporte da família e dos amigos, jamais suportariam a reabilitação ou teriam forças para lutar contra as sequelas das doenças ou retornariam a jornada novamente . Afinal, o programa de reabilitação tem no apoio da família e dos amigos um grande suporte como primeiro passo para a recuperação. Em seguida , inicia-se o condicionamento do corpo e da mente para encontrar novas possibilidades e oportunidades de trabalho dentro da própria profissão.
Na maioria das vezes, a readaptação não é permanente , desde que o agente público receba o cuidado e o olhar humano necessários para o restabelecimento da saúde. Mas , devemos considerar que existem casos irreversíveis.
Não se pode aceitar discursos retrógrados narrando os servidores readaptados como acomodados e inativos , pois o que se vê no dia a dia cai por terra a medida que esses servidores sofrem quase as mesmas atribuições do efetivo pronto, e, portanto , contradizendo o discurso de improdutivos.
Infelizmente, tivemos de lidar com decisão arbitrária partindo do chefe do executivo municipal por meio do decreto 51.923 em confronto as leis trabalhistas e a Constituição Federal numa decisão unilateral que atingiu a todos sem distinção.
Então, nada os
diferencia daqueles que laboram nas ruas , excetuando-se as sequelas. Salientar que o salário é o mesmo, o ticket alimentação, as
escalas , as injustiças e todo o contexto que impera dentro da instituição.
Diferencia-se, também, a inviabilidade de uma vida digna àqueles readaptados
acamados , aos que necessitam de remédios caríssimos, aos que sofrem de depressão
e doenças terminais, aos que se locomovem através de cadeiras de rodas ou
muletas e por tantas outras enfermidades.
Apesar dos estigmas, os guardas municipais readaptados colaboram nas dezenas de unidades da
GMRIO e em variados espaços da prefeitura do Rio de Janeiro. Seja nos ambientes
culturais recepcionando o público, em tarefas administrativas nas diversas
secretarias de governo, seja no centro de controle do Rio ou em outras dezenas
de locais operacionais.
O tempo é um péssimo adversário
para o servidor guarda municipal porque daqui a alguns dias, semanas , meses ou
anos, talvez , você seja contabilizado como mais um readaptado ou perca sua vida, porque não existe preocupação institucional para evitar que isso aconteça.
Devemos avançar no sentido de que falas preconceituosas, desprezo ou diminuição do potencial de trabalho dos readaptados é inconsequente e inadmissível , devendo esse modelo de retórica não mais perpetuar. Os equívocos que transformam a situação de trabalho de cada servidor guarda municipal em insalubre é consequência daquilo que o corpo cobra.
Cuide o quanto puder de sua mente e da sua saúde para que no futuro, você não seja vítima da readaptação ou perca a vida prematuramente como centenas de colegas de profissão perderam.

Parabéns amigo pela palavras pois tb me vi totalmente inserido nelas. Vivemos um sistema opressor fora e dentro da GM. Mas chegará o dia q esse sistema cairá.
ResponderExcluirMuito obrigado pelo seu feedback. São para pessoas como você que continuamos defendendo a categoria. Forte abraço e até nossa próxima redação. Aproveite e conheça todos os nossos trabalhos no blog
ExcluirObrigado a você por fazer parte deste trabalho como nosso leitor. Ana, Paulo Márcio
ExcluirParabéns pelo blog!👏👏👏
ResponderExcluirSua leitura foi o melhor dos agradecimentos
ExcluirObrigado pelo carinho com o nosso artigo. Espero você que tenha oportunidade de conhecer nossos outros artigos. Ana Paulo Márcio
ExcluirExcelente explanação, fazem muita covardia com os mesmos, alguns tem que laborar próximo a sua residência e não são assistidos.
ResponderExcluirMuito obrigado pelo feedback de vocês!
ExcluirDefendeu com mestria...Obrigada por isso.
ResponderExcluirObrigado pelo seu feedback!
ExcluirFico agradecido pelo seu carinho.
Abraços Paulo Márcio
LENDO TUDO QUE FOI COLOCADO, RELEMBRO TUDO QUE PASSEI COM PROFUNDA TRISTEZA, POIS FUI VITIMA DE UMA PREFEITURA QUE NUNCA CUMPRIU SUAS RESPONSABILIDADES NO QUE TANGE OS DIREITOS DOS SERVIDORES, E NUNCA RESPEITOU A SOCIEDADE NOGERAL. FALTA TUDO NUMA PREFEITURA ABANDONADA, EM TODAS AS ÁREAS. PRINCIPALMENTE NO QUE DIZ RESPEITO AOS SERVIDORES. SUCATEANDO A GUARDA MUNICIPAL EM DETRIMENTO AOS PROJETOS E CONVENIOS COM A PM, POLICIAIS MILITARES MUITO BEM PAGOS, PARA FABORAREM FAZENDO BICO NO MUNICIPIO. COM DIARIAS CARAS AOS COFRES PÚBLICOS. EDUARDO PAES NUNCA MAIS.
ResponderExcluirObrigado pelo carinho! Quando puder continue lendo nossos próximos artigos.
ResponderExcluirAbs Paulo Márcio
Obrigado por ser a nossa voz.sr vamos acorda nos uni junto somos mais forte obrigado pela inciativa
ExcluirObrigado a você pelo seu feedback que muito nos engrandece e nos ajuda a manter nosso canal de comunicação com vocês leitores
ExcluirAbraços Paulo Márcio
TEMOS QUE ENVIAR FOTOS VIDEOS, REPORTAGEM ETC , DAS FALTA DAS CONDIÇÕES DE TRABALHO, BASES INSALUBRE,
ResponderExcluirATÉ COM RISCO DE MORTE ETC PARA IMPRESSA, ONG'S INTERNACIONAIS, DIREITOS TRABALHISTA INTERNACIONAL, ONU, ETC PARA FALTA DE JUSTIÇA, PREFEITO Q NÃO CUMPRE AS LEIS, ETC
Obrigado pelo seu feedback!
ExcluirAfinal, sem você leitor, a notícia de nada serviria sem alcançar vocês.
Abraços Paulo Márcio
Perfeita explicação e ótimo trabalho.
ResponderExcluirPerfeita explicação e ótimo trabalho
ResponderExcluirBoa tarde, Sérgio Henrique!
ExcluirObrigado pelo seu feedback.
Fico muito feliz pelo comentário.. É importante a participação dos nossos amigos GCM'S, porque abordamos as mazelas, conquistas e informações pertinentes a categoria.
Abraços Paulo Márcio
Boa tarde!
ResponderExcluirPela primeira vez parei para entrar aqui neste blog, devido a muitas brincadeiras imaturas de alguns colegas em grupos da categoria e falas colocada de estímulos depressivos eu ignorava infelizmente este trabalho!
Estou muito surpresa e lisonjeada por que não falar! Parabéns aos idealizadores deste mega trabalho está Show!
Deus lhes abençoe e dê força e mais sabedoria para este desenvolvimento de trabalhos! *Cleostar.*
Muito obrigado pelo seu feedback, Cleostar!
ExcluirFicamos felizes por sua atenção. Isso comprova o quanto estamos seguindo no caminho certo. Aproveitamos o ensejo, convidando -a a ler as outras matérias do nosso BLOG. Acreditamos que terá muito a conhecer acerca da nossa proposta. Levar a categoria de guardas municipais e outras categorias de servidores informações sobre todas as mazelas que o funcionalismo, de modo geral, tem passado nos últimos anos.
Abraços Paulo Márcio