TODO MUNDO DE OLHO NOS VOTOS DOS(AS) GUARDAS MUNICIPAIS

" FICA A DICA SERVIDOR"




Por GCM Paulo Márcio RJ(08/06/2023)

Participar de um processo tão democrático como as eleições   é direito constitucional de todo cidadão brasileiro, mesmo àquele avesso à política. 

O fato é que por força das circunstâncias e más escolhas, , muitos eleitores se sentem traídos ou não representados pelo eleito. Nesse sentido, escolher parlamentar bem intencionado e empenhado na  causa dentro das casas  legislativas se torna fundamental.  

Nas últimas eleições , grupos como os LGBTQIAPN+,  as comunidades quilombolas , os povos originários dentre outros, organizaram-se para conquistar suas próprias representações  ao perceberem desigualdade nas implantações de políticas públicas voltadas para eles. 

Cientes disso, as guardas municipais responderam nas urnas nas eleições 2020, quando também conseguiram eleger 70 representantes da categoria, sendo 69 vereadores e 01 Prefeita eleita. Porém,ainda precisam amadurecer muito politicamente apesar das últimas conquistas. 

Até por  serem mais estruturadas politicamente , as polícias militares, os corpos de bombeiros militares, as forças armadas e as polícias federais  elegem cada vez mais parlamentares tanto que nas eleições  2022 , mostraram a superioridade da bancada da bala ao elegerem mais de 102 representantes para as casas legislativas , com muitos votos, sendo 57 deputados estaduais, 44 federais e 02 senadores, conforme dados do "Instituto Sou da Paz", acerca do potencial dessas corporações . 

Por conseguinte, GCM  como Eliel Miranda, candidato de Santa Bárbara d'0este SP que recebeu mais de 50.875 votos expressivos , não se elegeu , permanecendo apenas na suplência da câmara federal. Sobrou até mesmo para o ex-vereador e ex-deputado federal Jones Moura, primeiro e único guarda municipal investido no cargo dentro do parlamento em Brasília  .
O representante nacional dos agentes da segurança pública, dos mais de 1.467 municípios brasileiros, recebeu 32.073 votos  suficientes para mantê-lo na suplência, também. 

Contudo,  Jones Moura voltou à casa constituinte  como Deputado federal após retorno do atual secretário de saúde da prefeitura do Rio de Janeiro, , Daniel Soranz , à pasta. Porém, foi por pouco tempo.

Mesmo assim,  guardas municipais mostram que unidos são capazes de superar as divergências e elegerem políticos próprios em cada região do país. 

Embora brigas sejam constantes nos segmentos da segurança pública militar, civil e federal, mesmo assim, essas instituições visam o fortalecimento do coletivo e não o protagonismo pessoal.

As eleições 2024 estão chegando, e os indícios mostram vários políticos de olho no potencial de votos do eleitor guarda municipal. Como falsos  Messias, eles vão surgir nas campanhas pré-eleitorais prometendo ouro de tolo.   Por isso, é relevante a categoria separar o joio do trigo e conquistar o máximo de cadeiras possíveis tanto na vereança quanto no executivo municipal e , portanto, eleger parlamentares dispostos a valorizarem a segurança pública municipal. Daí, fazer justiça a potencialidade das forças de segurança citadas, anteriormente, como exemplos a serem seguidos.


Sendo assimnão cabe mais amadorismo as guardas municipais. Seja nas capitais ou nos municípios, é dever de cada operador da segurança pública municipal  se articular na busca por todos os votos possíveis no núcleo familiar , entre os vizinhos , amigos e colegas de farda. 



Paulo Márcio é o idealizador, redator e editor do BLOG FICA A DICA SERVIDOR. 

Graduado em Letras, MBA em comunicação e marketing, e pós graduação em Administração de Casas Legislativas.























Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GOVERNO LULA VAI LANÇAR PROGRAMA FOCADO NAS GUARDAS MUNICIPAIS

A PORTARIA N° IG N° 324, DE 18 DE ABRIL DE 2024 É ILEGAL, IMORAL E FERE OS DIREITOS TRABALHISTAS DOS SERVIDORES DA GUARDA MUNICIPAL

OS GUARDAS MUNICIPAIS CONTRA ATACAM