MORTE DE GUARDAS MUNICIPAIS EM DOSES HOMEOPÁTICAS
MORTE DE GUARDAS MUNICIPAIS EM DOSES HOMEOPÁTICAS.
Por GCM Paulo Márcio ( Reeditado no dia 18/05/2025, às 13:53.
Sofrimento , dor e mágoa são substantivos abstratos . Mas a morte (substantivo feminino) como significado de cessação da vida é o que mais preocupa os servidores da autarquia de guardas municipais do Rio de Janeiro.
Indo além, a você servidor guarda municipal de qualquer estado do país, faremos uma pergunta: quantos colegas você perdeu para a violência ou para as diversas causas mortis em razão da sua profissão ?
A GMRIO já contabilizou em 2025, mais de 24 agentes mortos por causas diversas. Números apenas superados pelos mortos da polícia militar.
Quando a perda de um operador da segurança pública municipal não vem por meio da ação violenta, ela muitas vezes chega por doenças que surgiram ou se agravaram por consequência dos estresses da rotina do trabalho. E coincidência ou não, o fato é que com o advento da lei complementar 261/2023 , sancionada pelo Prefeito Eduardo Paes, que alterou a escala do efetivo da GMRIO, o quantitativo de agentes perdendo a vida por problemas de saúde tem crescido exponencialmente após a mudança e a manutenção da lei em vigor.
Na matéria veiculada neste BLOG fica a dica servidor em 2022 , intitulada : “ Readaptados ! Quantos são? O que fazem ? Qual é o histórico deles (as) ?” - tratamos do tema relacionado a saúde dos servidores readaptados e a relevância de se evitar perdas consideráveis de profissionais para enfermidades e mortes no futuro . Mas, infelizmente, no momento presente, essas aflições só aumentam na proporção que o tempo passa e nada se faz para diminuir esses ferimentos na vida do operador da segurança pública municipal.
Para reforçar nossa tese, o efetivo da guarda municipal do Rio de Janeiro tem idade acima dos 50 anos. Existem casos em que servidores ultrapassam os limites dos 72 anos, deveriam estar aposentados, no entanto, permanecem escalados nas ruas e expostos aos perigos inerentes à profissão., suportando carga excessiva de trabalho e, portanto , precisam de condições de serviço mais adequadas à idade. Aliás, condições de aposentadoria digna.
Toda causa gera consequência . É sabido que além do citado no parágrafo anterior, guardas aptos a se aposentarem têm sido impedidos de fazer jus à licença especial às quais têm direitos, e a consequência disso tem sido a debandada de servidores. Na maioria das vezes, esse profissional se vê obrigado a tomar decisões difíceis porque sabe irá viver com salários e condições de vida precárias. Ainda assim, preferem isso à morte !
Em condições sub humanas tanto corpo e mente dão o recado por meio do crescimento constante de enfermidades. Daí, a importância de estabelecer escalas humanas e horários diferenciados aos profissionais com mais idade, como justiça aos anos de dedicação e trabalho em favor da sociedade. Todavia , contrariando qualquer boa expectativa, nada de saudável se pratica para diminuir as perdas que aumentam gradativamente , resultando em mais danos.
Infelizmente, a guarda municipal é gerida por pessoas que não se preocupam com os servidores. Não à toa , possui um departamento que deveria cuidar da saúde e valorização do servidor ( CVS - coordenadoria de valorização do servidor) no entanto, os profissionais que ali se encontram se veem numa amarra institucional, impedidos de desenvolver seus trabalhos como deveriam tampouco podem se opor contra o comando institucional, o que impede o atendimento humanizado aos guardas municipais.
É insustentável manter um efetivo saudável na proporção que para cada agente baixado a sobrecarga recai sobre o outro servidor pronto . Para que fique mais claro , sempre que houver diminuição no número de agentes nas ruas em virtude do abatimento da saúde e mortes, isso vai acarretar mais esforço físico e psicológico aos operadores em serviço para que eles cubram a falta e o desempenho dos enfermos, em dobro. A consequência não poderia ser diferente : novos pedidos de readaptação, baixas frequentes e perdas por óbitos.
“ É muito difícil ver um amigo, o qual você estava ombreantdo a poucos minutos atrás em serviço, agora morto. Tristeza ! Essa é a realidade dos colegas que por anos trabalham nesta instituição e nem conseguem dar uma vida mais digna a família porque morrem antes de realizar esse sonho ” ( GM desconhecido)
Esse é o sentimento de um dos agentes no que concerne ao aumento de falecimento entre os membros da autarquia guarda municipal do Rio de Janeiro. A considerar as informações, os servidores reiteram que o número do obituário institucional cresce a cada dia e semana . E salientam haver por parte dos comandantes ciência de tudo que ocorre, e admitem satisfação em manter operadores da segurança pública municipal trabalhando numa escala degradante a saúde e provocadora de humilhação e dor física.
Em consideração a todo exposto, desejaríamos que houvesse pessoas à frente do batalhão de guardas municipais com ideais e sentimentos pautados no altruísmo . Não pessoas frias e calculistas se alimentando dos óbitos de guardas municipais que vem acontecendo em doses homeopáticas.

Concordo plenamente com o autor desta matéria sobre Sr. Paulo Márcio. Os Guardas Municipais da cidade do Rio de Janeiro estão morrendo, quase toda semana perdemos um Guarda. E a causa? Essa escala desumana decretada pelo Sr. Prefeito da cidade do Rio de Janeiro Eduardo Paes. Até os readaptados que deveriam ter uma condição melhor de serviço devido a sua condição delicada de saúde, são lotados em postos muito longe de sua residência e em postos não condizentes a sua condição de readaptados. Todos têm ciência dos fatos, mas nada é feito e com isso, vamos perdendo guardas doentes, desprezados e abandonados pela Prefeitura e a Guarda Municipal.
ResponderExcluirObrigado caro leitor pelo seu feedback.
ExcluirInfelizmente, essa péssima realidade se perpétua, e isso remete as condições de trabalho ruins pelas quais passam os agentes das GCM'S.
A GMRIO é um capítulo a parte da falta de gestão.
*Relacionado diretamente com a questão financeira.*
ResponderExcluir*Não se vê Inspetores Regionais e Inspetores falecendo com a mesma velocidade por razões óbvias.*
🤨
Obrigado caro leitor pelo seu feedback.
ExcluirSão inúmeras as mazelas relacionadas as GCM'S DO Brasil.
Os valores pagos aos agentes das guardas municipais é um escárnio. Isso acarreta num profissional desanimado, porque ele não consegue suprir as necessidades da família.
Abraços Paulo Márcio