GUARDA MUNICIPAL, POLÍTICA NÃO SE DISCUTE ?

"fica a dica servidor "


Por GCM Paulo Márcio 

"Política não se discute”, é a forma como as pessoas driblam seus oponentes para desviarem do assunto. 


Todavia, é um equívoco fugir da política ao passo que a mesma se faz presente em todos os ambientes ( igrejas, escolas, empresas…), e por meio dela todos têm a oportunidade de reivindicar por direitos.  


Apesar do interesse médio do brasileiro por política, que de acordo com  a última pesquisa quantitativa do Datasenado, em 2022, mostrou ser de 32% ,  existe uma imensa legião de servidores da guarda municipal interessada em fazer política mesmo num ambiente hostil , onde ninguém se entende e mais se parece a uma torre de babel. Isso indica que , ainda, falta-lhes o amadurecimento político. Não que o indivíduo tenha de concordar  com o outro senão qual sentido teria viver num país democrático sem expressar seu ponto de vista.


Contudo, os operadores da segurança pública municipal carecem se inteirar um pouco mais sobre política, porque dentro das casas legislativas o momento é bastante propício às guardas municipais. Daí a necessidade de cada GCM ter um representante guarda municipal como Vereador na sua cidade. 

Mas para que isso dê certo, o engajamento dos garantidores da ordem no processo seria importante para que proporcione aos pré -candidatos a oportunidade de cada um mostrar o seu valor. Seja apresentando seus projetos, seja por meio dos debates , seja através dos números de pesquisa de satisfação…. indicando qual deles é o mais capacitado para representar a classe profissional.


De maneira concisa, no Brasil existem  29 partidos políticos registrados no TSE( Tribunal Superior Eleitoral) . De modo distinto, as siglas se dividem de acordo com os espectros políticos e posicionamentos ideológicos que mais se identificam, demonstrando como de fato a “democracia” prevalece no país tupiniquim . Normalmente, os partidos de esquerda ,  centro-esquerda e extrema esquerda tendem a ter um viés progressista . Os de direita,  centro-direita e extrema-direita são mais conservadores. Existem partidos de centro-neutro e centro-conservador. Como, também, partido de esquerda com viés conservador, caso do PCO. 

E é por meio do posicionamento ideológico e espectro político, que os pré -candidatos das GCM's escolhem suas legendas.  


Pós definição do candidato , caberia certa urgência aos guardas municipais em decorrência das divergências que insistentemente permanecerão  entre os servidores. Logo, vão precisar dialogar e dissipar as diferenças de opiniões em prol do coletivo,  para que os votos não sejam espalhados entre vários nomes e ocorra de não se eleger ninguém.



Paulo Márcio é o idealizador, redator e editor do BLOG.
Formado em Letras, MBA em comunicação e marketing, e pós graduado em Administração de Casas Legislativas.






Comentários

  1. Parabéns pelo POST muitas vezes os GCM não se unem em prol de um bem maior por que precisa ser esclarecido várias dúvidas sobre.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigado leitor/leitora pelo carinho . São pessoas assim como você que nos inspiram a escrever. Aguardo você na próxima edição. Abraços Paulo Márcio Monte

Postagens mais visitadas deste blog

GOVERNO LULA VAI LANÇAR PROGRAMA FOCADO NAS GUARDAS MUNICIPAIS

A PORTARIA N° IG N° 324, DE 18 DE ABRIL DE 2024 É ILEGAL, IMORAL E FERE OS DIREITOS TRABALHISTAS DOS SERVIDORES DA GUARDA MUNICIPAL

OS GUARDAS MUNICIPAIS CONTRA ATACAM