OS CAPITÃES DO MATO DAS GUARDAS MUNICIPAIS
OS CAPITÃES DO MATO DAS GUARDAS MUNICIPAIS
Durante a escravidão no Brasil, no período que compreende os anos de 1535 a 1888, escravocratas se aproveitaram das habilidades do negro, para que ele perseguisse , caçasse e açoitasse o seu próprio povo. Naquela época, não havia direitos .
“ As primeiras normas de proteção ao trabalhador surgiram , ainda, no final do século XIX.
Em 1891 , o decreto 1313 regulamentou o trabalho de menores. Em 1903, a regulamentação da sindicalização rural E , em 1907, regula a sindicalização de todas as profissões.
Em 1923 surgia, no âmbito do Ministério da Agricultura, Indústria e Comércio , o Conselho Nacional do Trabalho. Mas foi após a revolução de 1930, com a subida ao poder de Getúlio Vargas , que a Justiça do Trabalho e a proteção dos direitos dos trabalhadores realmente despontaram”. (Wikipedia)
De fato, muita coisa mudou no Brasil contemporâneo. No entanto , ainda há fortes rumores de que a exploração da mão de obra alheia se perpetua como uma herança maldita liderada para dizimar conquistas, como vem ocorrendo com agentes das guardas municipais pelo Brasil.
Cabe salientar que as guardas municipais são órgãos de segurança pública, instituídas em mais de 1.467 municípios brasileiros, com efetivo acima dos 130 mil servidores, armadas e presentes em 25 dos 27 Estados da federação, merecem todo o nosso respeito e, portanto, não podem ser subutilizadas para a satisfação de desejos pessoais. O quê queremos dizer com isso ?
Chega-nos que muitos gestores e lideranças das GCM'S violam todo tipo de regra para dificultar a vida dos integrantes, criando situações e pretextos sem qualquer nexo causal com a finalidade exclusiva de punir.
É surreal saber que servidores de uma categoria de operadores da segurança pública tenham de conviver com superiores com comportamentos arbitrários e nocivos que se assemelham àqueles dos serviçais capitães do mato , lacaios dos “sinhozinhos” da Casa Grande”.
De acordo com as informações, aqueles que deveriam proteger e manter conquistas por muitos desejadas faz anos, de maneira oposta, impõem decisões absurdas e embaraçosas , violando direitos e garantias com mão de ferro como forma de favorecer os projetos de governo dos Prefeitos, Secretários e Políticos sanguessugas.
Dá -se a impressão de que os agentes estão totalmente desamparados. Infelizmente, são obrigados a conviver com superiores de caráter duvidoso, que desdenham da coletividade por se interessarem somente com o próprio umbigo . Talvez os únicos sentimentos que lhes dêem prazer sejam o de açoitar e oprimir.
Hão até de haver bons gestores administrando ou liderando suas GCM'S, mas esses seriam uma minoria.
Isto posto, seria utopia considerarmos o fim da escravidão na sua plenitude se , frequentemente , assistimos agentes das guardas municipais sendo tratados como se fossem escravos.

A mais pura verdade?
ResponderExcluirObrigado pelo seu feedback, pois ele é muito importante para nós.
ResponderExcluirTudo que foi relatado nesta reportagem é a mais pura verdade só faltou relatar os absurdos feito pelos policiais militares de alta patentes que sempre dão um jeito pa
ResponderExcluirra vida profissional dos Gms nunca ocorra .
Obrigado caro leitor pelo seu feedback.
ExcluirInfelizmente, os guardas municipais precisam quebrar pedras para transpor essas barreiras.
Abraços Paulo Márcio