O CRIME SÓ COMPENSA OS RATOS DAS POLÍCIAS
Tecnicamente falando, “ polícia e ladrão", típica brincadeira dos tempos de criança, perdeu a originalidade no momento em que o poder paralelo alcança a instituição policial.
Embora a garantia da segurança à população seja um dever incondicional do Estado, na prática isso nem sempre funciona à medida que agentes policiais participam ativamente das organizações criminosas, que sairam de obstinados desafetos para aliados.
O crime é de fato bem organizado. Não à toa, nenhum esquema ilícito rompe uma bolha cheia de complexidade, como a estrutura do Estado, sem que haja um mínimo de ordenamento , uma vez que os responsáveis por cooptar corruptos dentro das instituições possuem mentes inteligentes o bastante para identificarem entre subordinados e membros do alto escalão, os facilmente corrompidos pelo dinheiro. Isto quer dizer que pela ótica da mente criminosa , em todo cesto de frutas sempre hão de existir as maçãs podres que ajudarão controlar uma boa parte do sistema. E considerando que das delegacias e dos batalhões é de onde partem as ordens para o cumprimento das operações, então, nada mais lógico para as organizações criminosas buscar nesses locais escudeiros leais ,que os ajudarão a frear o ímpeto dos próprios colegas de profissão.
A partir desse contexto, a parceria marginal vai favorecer avanços para lugares onde faz poucos anos havia a administração do Estado, mas que, atualmente, encontra-se sob a direção do crime, rendendo às partes interessadas aquilo que mais almejam : dinheiro e poder.
Talvez, o Estado tenha perdido as mãos sobre suas próprias ações. No momento, vê todos os espaços sendo ocupados sem ter como reagir . São bairros ,ruas e áreas de preservação ambiental inteiras sendo arrendadas pelo submundo do crime, que visa exclusivamente o enriquecimento. Essa cumplicidade entre eles estimula um negócio altamente lucrativo e irregular em loteamentos , construção de novos empreendimentos imobiliários, locações de lojas , cobrança de taxas a moradores, venda de prestação de serviços como internet, gás e segurança local, transporte ilegal , lavagem de dinheiro, venda de produtos provenientes de cargas roubadas, extorsão aos comerciantes locais……tudo com a notória conivência dos agentes corruptos da segurança pública.
O governo perdeu mais que o controle das cidades . Perdeu junto a credibilidade. Agora, existe uma nova ordem na capital implantando o caos e a insegurança, que só trazem benefícios ao grupo social constituído por pessoas cujas atividades são ilícitas.

Comentários
Postar um comentário
Obrigado leitor/leitora pelo carinho . São pessoas assim como você que nos inspiram a escrever. Aguardo você na próxima edição. Abraços Paulo Márcio Monte