O CRIMINOSO ESTÁ MAIS ORGANIZADO
"Fica a Dica Servidor "
Por GCM Paulo Márcio
06/01/2025
O CRIMINOSO ESTÁ MAIS ORGANIZADO
O descuido e a indiferença do Estado com a segurança pública leva o criminoso a confiar mais na possibilidade de confrontar os agentes das polícias e das guardas municipais. Tanto que nem a presença dos operadores das forças de segurança intimida mais o ímpeto marginal.
Junte-se a isso , a sensação de insegurança instalada nos bairros traz consigo novos moradores indesejados que passam a colaborar com o ente criminoso, atormentando a população local.
Para piorar a situação, vários políticos estão ligados a facções criminosas e ignoram a segurança pública como meios de amenizar a insegurança da população, jogando por terra todo o trabalho construído em cima do sangue jorrado dos agentes da segurança pública mortos enquanto combatiam figuras do crime.
Apesar do descaso político, devemos separar o joio do trigo, pois existem federações onde o laço entre as forças de segurança pública é levado a sério por meio de um conjunto de ações , quando órgãos dos Estados e dos municípios se aliam , fazendo trabalhos integrados .
Essa deveria ser a realidade nas cidades, mas que, infelizmente, não acontece de forma coordenada em muitas regiões por destoarem entre si, fortalecendo o poderio do tráfico e das milícias locais. E como o meliante nada tem a ver com essa celeuma, enquanto os políticos discutem , o ímpeto e o desejo do marginal aumentam .
O novo adepto do crime está mais preparado , antenado com as tecnologias e organizado . O planejamento do criminoso já faz parte do seu DNA. E embora tenha no seu encalço órgãos do departamento de investigação, financeiro, contábil e da segurança pública ao mesmo tempo, ainda consegue expandir os negócios. Logo, deram ao marginal as mãos, agora, ele quer o braço todo.
Por isso, se sustentar apenas do tráfico dentro das comunidades é passado. Hoje, a exploração no entorno das comunidades e nos bairros adjacentes é observado como mais vantajoso. Mas sobretudo, investindo em serviços de gás, transporte alternativo, comércio , internet , imóveis, dentre outros, além da contribuição mensal em dinheiro junto aos moradores e comerciantes das periferias. Isso sem falar nos agentes públicos e políticos que comem nas mãos da bandidagem.
Daí, a diversificação e expansão dos tentáculos do crime em variados segmentos da sociedade, nos partidos políticos e na administração pública de modo a solidificar os negócios. A única coisa que não muda é a forma perversa e impiedosa do fora da lei no trato com o cidadão .
Em resumo , tem -se de um lado uma quadrilha criminosa cada vez mais estruturada, políticos desinteressados em segurança pública, agentes públicos em todas as esferas de governo vendidos e uma população refém dos bandidos.
Paulo Márcio é o idealizador, redator e editor do BLOG FICA A DICA SERVIDOR.
Graduado em Letras, MBA em comunicação e marketing, e pós graduação em Administração de Casas Legislativas.

Resumindo: salve-se quem puder! Nem nas cidades do interior é possível mais fugir dessa realidade, já que quem deveria combater a criminalidade se associou a ela, e a população, por sua vez, se habituou a eleger bandidos e corruptos.
ResponderExcluirResumindo: salve-se quem puder! Infelizmente essa é uma realidade principalmente das capitais e que atualmente se alastra pras cidades do interior. Não vejo perspectiva de melhora, já que a população também se habituou a votar em políticos envolvidos com a bandidagem e corruptos.
ResponderExcluirObrigado pelo seu feedback Sudaria!
ResponderExcluirBom vê-la por aqui no nosso canal.
Infelizmente, a sociedade não está refém somente dos bandidos comuns. Esses são peixes pequenos.
Os tubarões estão vestidos de terno e gravata.
Abraços Paulo Márcio