GUARDAS MUNICIPAIS FAZEM ATO ÉPICO NA AVENIDA PRESIDENTE VARGAS
"Fica a Dica Servidor " By GCM Paulo Márcio
GUARDAS MUNICIPAIS FAZEM ATO ÉPICO NA AVENIDA PRESIDENTE VARGAS
Por GCM Paulo Márcio 27/02/2025
Um movimento pacífico, ordeiro e na luta pelo direito de fazer segurança pública de qualidade para a população.
Foi dessa forma que quase dois mil guardas municipais se reuniram em frente à igreja da Candelária e seguiram em direção à prefeitura do Rio de Janeiro , cobrando por direitos e respeito do gestor municipal.
O evento organizado pelas centrais sindicais , associações e órgãos de defesa dos direitos dos GCM'S, seria uma resposta direta dos servidores ao prefeito Eduardo Paes e a seu projeto megalomaníaco e inconstitucional chamado popularmente de “milícia do Paes”. Uma aberração jurídica que fere a constituição federal, a lei 13.022 e outras dezenas de leis que justificam o papel das guardas municipais do Brasil como membros integrantes do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP).
Além de desrespeitar os profissionais e suas famílias, o projeto que vai a votação na câmara dos vereadores da capital fluminense trará sérios riscos aos cofres do município. Veja que somente os salários divulgados entre 19 a 13 mil reais aos mais de 4.200 cidadãos, oriundos das forças armadas, chegaríamos ao montante de 3 bilhões de reais..Somam-se a esses gastos o 13° salário , armamentos, projéteis , férias, rescisão contratual e outros equipamentos, juntos vão ultrapassar os 6 bilhões de reais, dinheiro que poderia ser investido na própria autarquia guarda municipal e na projeção do plano de carreira, cargos e salários dos servidores.
Reiterar que os valores apresentados pelo senhor Eduardo Paes para custear o projeto são fantasiosos e, portanto, apenas uma maneira de ludibriar a população a abraçar essa anomalia inconstitucional . Basta a você munícipe ler as entrelinhas não narradas por ele, para entender que essa é mais uma dentre as dezenas de inverdades proferidas pelo prefeito .
Mas os guardas municipais estavam atentos a tudo isso e resolveram protestar, pondo o bloco na rua em plena semana de carnaval , para desarticular qualquer intenção do chefe do executivo de levar sua demanda adiante.
Como forma de manifestar essa indignação, milhares de agentes da guarda municipal
vindo de outros Estados e Municípios do país , juntaram -se aos membros da GMRIO , além de diversas figuras conhecidas como atuantes na luta pelos direitos dos GCM'S, reivindicando o fim dessa ideia estapafúrdia.
Apesar de entenderem viver um imbróglio jurídico caótico , e da possibilidade da votação ser favorável ao prefeito na câmara dos vereadores, os agentes concordam que Eduardo Paes mexeu com o brio dos guardas municipais e que vão parar com as manifestações só quando o chefe do executivo desistir de vez dessa loucura e enterrar seu projeto para sempre.
Salientaram que aprovar esse projeto político pessoal dele no Palácio Pedro Ernesto, já pensando na próxima eleição para governador, seu maior sonho de consumo, não significa que terá êxito para implementá-lo porque ainda existem muitas pedras pelo caminho , e a principal delas se chama “guardas municipais”..
O que se viu na manifestação foi uma sinergia nunca vista antes, e, provavelmente, todos os participantes devem estar orgulhosos de si mesmos de fazer parte dessa categoria, fosse ele ou ela vindo de qualquer lugar deste imenso Brasil.



Comentários
Postar um comentário
Obrigado leitor/leitora pelo carinho . São pessoas assim como você que nos inspiram a escrever. Aguardo você na próxima edição. Abraços Paulo Márcio Monte