OS GUARDAS MUNICIPAIS ESTÃO DESANIMADOS
"Fica a Dica Servidor " By GCM Paulo Márcio
Os Guardas municipais estão desanimados
Por GCM Paulo Márcio
Escutar de servidor público , faz anos de serviço dedicados à população, “ estou totalmente desanimado”, é preocupante.
Mas sobretudo, sabendo que aqueles que detém o poder discricionário de resolver a vida do agente por meio das leis, nada fazem para mudar a trajetória dele.
Na literatura do direito administrativo e constitucional o servidor público figura como o fiel escudeiro das leis, devendo seguir essas normas à risca pois elas balizam sua conduta enquanto profissional. No entanto, parece contraditório exigir lealdade às leis que mais funcionam cobrando deveres e negligenciando direitos do agente público. Logo , torna-se inviável requerer o cumprimento e entusiasmo sem que ele veja no mínimo um retorno financeiro robusto e adequado.
Embora seja um compromisso do operador da guarda municipal servir a população, não se pode fomentar discursos em que caía sobre os ombros dele somente dezenas de responsabilidades. Afinal,todo ônus deve vir precedido do bônus, e o mérito do trabalho do agente precisa ser reconhecido.
Todavia isso não acontece! O que se vê pelo Brasil são salários e benefícios muito abaixo para servidor integrante das forças de segurança. Os benefícios sequer acompanham a inflação, e as estruturas e os equipamentos de serviço são inadequados. Sem contar os casos em que para se vestir , o agente tira do próprio bolso na compra dos uniformes, senão anda como mendigo pelas ruas.
Além disso, muitos são os fantasmas que o profissional precisa exorcizar a cada dia . E isso não é teoria. É prática! Ainda assim, pesam contra ele outras forças ocultas que obstaculizam seu equilíbrio emocional e, portanto, desanimam qualquer um. Não bastasse ter de lidar com as péssimas condutas de seus gestores institucionais ao contrariar ordens emanadamente ilegais, ele precisa se impor diante das mazelas que ferem, emperram e sujeitam a maior parte da categoria ao vexame financeiro , dentre outras abordagens nada convencionais , que impõem ao efetivo viver dentro de um sistema de escravidão que colabora bastante na involução da carreira.
Mesmo diante de tanto exposto, ainda sobram as instruções policiais com lobby fortíssimo nas casas legislativas. E como lá é onde as propostas favoráveis às instituições municipais precisam evoluir, acabam sendo travadas por representantes políticos ligados às forças policiais e militares.
Infelizmente, no único ambiente favorável ao operador da segurança pública municipal, as coisas não acontecem na velocidade ideal porque demanda tempo, ou as decisões da justiça superior sofrem revelia mesmo nas instâncias chamadas inferiores, obrigando que pautas já definidas sejam, novamente, discutidas.
Então, pelo visto, faltam bons motivos capazes de tirar o guarda municipal de casa para trabalhar feliz. Portanto, não peça dele 100% de comprometimento dos deveres , enquanto ele recebe seus direitos pela metade.
Paulo Márcio é o idealizador, redator e editor do BLOG FICA A DICA SERVIDOR.
Graduado em Letras, MBA em comunicação e marketing, e pós graduado em Administração de Casas Legislativas.

É exatamente, somos os funcionários públicos municipais que servem todas as secretárias, mas quando precisamos de outras ficamos a míngua, por não estarmos no roll das polícias no artigo 144 da Constituição Federal, sempre estão nos jogando na cara que não somos policiais até serem vítimas de crimes, como estamos mais próximos da população, somos solicitados com veemência e nestas horas executamos o serviço policial com maestria dada pelas experiências de rua, aí somos policiais, os administradores públicos municipais encontraram um nicho de propaganda eleitoral poderoso e utilizam as GCM'S como trampolim para suas aspirações políticas, mas sempre esquecem do fator humano das GCM'S, os guardas civis, que não ganham o suficiente e precisam morar, comer e cuidar de suas famílias, jogando-os em jornadas pós trabalhos em bicos, trabalhando 24, 36 e em alguns casos até 48 ininterruptamente, fora tudo isto, ainda temos que lidar com uma chefia incompetente e seviciada, pois muitas vezes cobram o que nunca fizeram ou sempre se esquivaram de fazer, ou seja, só somos policiais quando interessa, só somos funcionários públicos quando interessa e ainda acham que o salário que pagam justifica cada momento de tensão que passamos quando nos deparamos com as ocorrências perigosas e os estados de anormalidades civis.
ResponderExcluirBom dia caro leitor!
ExcluirMuito obrigado pelo seu excelente feedback.
Você resumiu claramente tudo que acontece de forma clara e concisa.
Políticos usam as GCM'S para benefício deles e não em prol da segurança da população.
Acerca das péssimas condições salariais e escalas degradantes, fizemos inclusive uma matéria no tocante a esse assunto.
Busque a mesma no nosso BLOG como forma de interagir mais vezes conosco.
Abraços Paulo Márcio