"Fica a Dica Servidor " By GCM Paulo Márcio
Guardas municipais aguardam destituição do inspetor geral
Por GCM Paulo Márcio 19/07/2025
Servidores da autarquia guarda municipal aguardam pela destituição de José Ricardo Soares da Silva do cargo de comandante da autarquia , que poderá , talvez, ficar a frente da força municipal de segurança de Eduardo Paes.
A notícia que circula é que se sua saída do comando da instituição dependesse do adeus deles, ele já teria saído faz tempos, tamanha a rejeição dos agentes .
“ O inspetor geral esteve à frente da guarda municipal da capital por quase três mandatos, entre as gestões Marcelo Crivella 2017/2020 e Eduardo Paes 2021/2024 e 2025/2028, mas mesmo assim, ele jamais teve a capacidade de levar as demandas da categoria para a apreciação dos prefeitos , porque sempre foi um homem egoísta e individualista “ ,disse um deles
Como apurado no decurso da sua gestão, a vida e o trabalho dos guardas municipais só pioraram. E que a iniciativa de solicitar ao secretário de ordem pública Brenno Carnevale e ao prefeito Eduardo Paes , que fosse enviado a Câmara dos vereadores do Rio de Janeiro, projeto de lei que modificasse a escala de plantão, partiu dele , gerando revolta no coletivo da GM RIO.
Diante das circunstâncias, houve uma audiência pública do dia 23 de maio de 2023, na Câmara Municipal dos vereadores do Rio de Janeiro, onde na ocasião, o inspetor geral , a quem cabia defender as causas da categoria , pôde ver diante dos seus olhos incrédulos todos os guardas municipais presentes no Palácio Pedro Ernesto, virarem-lhe as costas como forma de protesto.
Mais recentemente, em 18 de abril de 2024, o mesmo produziu a portaria IG N°324 , definindo obrigações absurdas aos agentes da corporação em que devem retornar ao trabalho , mesmo que neste dia estejam em folga. Casos como esses se juntam as punições e perseguições aos que discordam de metodologias retrógradas , como a de retirar as camas dos alojamentos para impedir o descanso dos servidores nos horários das refeições
Atualmente, pesa contra ele ação judicial em curso impetrada por guarda municipal em razão da sua conduta e permanência como membro integrante da instituição.
Em resumo,a petição se baseia em denúncia, advertindo a justiça que o mesmo prestara concurso público para os quadros da companhia de limpeza urbana - COMLURB - empresa de economia mista, mas trabalha como guarda municipal. A ação visa esclarecer os fatos e trazer informações à baila de como chegou ao cargo de inspetor geral da instituição sem ao menos ter prestado concurso público para a carreira.
“ A súmula vinculante 43 do STF de 28/04/2015, que já era prevista na súmula comum 685 STF de 24/09/2003, proibindo a ascensão funcional, também conhecida como acesso ou transposição “ trecho retirado do site Supremo Tribunal Federal
Assim sendo, como para todo rei morto outro é posto, basta aos servidores aguardar se terão à frente da autarquia mais um fantoche do prefeito Eduardo Paes, ou se será alguém com brio e capacidade de trazer inovações e fazer gestão mais humana e descentralizada.
Paulo Márcio é o idealizador, redator e editor do BLOG FICA A DICA SERVIDOR.
Graduado em Letras, com MBA em comunicação e marketing, e pós graduado em Administração de Casas Legislativas.
Comentários
Postar um comentário
Obrigado leitor/leitora pelo carinho . São pessoas assim como você que nos inspiram a escrever. Aguardo você na próxima edição. Abraços Paulo Márcio Monte