EDUARDO PAES TIRA GUARDAS DA GMRIO DAS RUA PARA FAVORECER A FORÇA MUNICIPAL E A SEOP


"Fica a Dica Servidor " idealizado por Paulo Márcio





EDUARDO PAES TIRA GUARDAS DA GMRIO DAS RUAS PARA FAVORECER A FORÇA MUNICIPAL E A SEOP

Por GCM Paulo Márcio -08-JAN-2026

A percepção na queda do serviço executado pela GMRIO tem gerado muita insegurança nas ruas da cidade maravilhosa a ponto de índices criminais , como os de pequenos delitos, terem saltado para níveis alarmantes. 

Haja vista essa sensação de insegurança não acontecer por influência ou falta de preparo dos agentes da guarda municipal, mas em virtude da administração desastrosa de Eduardo Paes , quando se abstém de dar protagonismo à segurança pública municipal.

Daí por diante, a medida que tapa os olhos para a violência e nega o papel crucial da guarda municipal, como um dos membro do sistema único de segurança pública ,responsável pela proteção cidadã nas cidades e nas áreas urbanas, o prefeito da capital se exime do dever inerente aos entes Federal, Estadual e Municipal de combater a violência e o crime organizado, sobretudo nos locais onde a movimentação de transeuntes é frequente, como nos logradouros públicos…….

Com toda a certeza, a guarda municipal do Rio de Janeiro tenha sido tão relegada por ele nos últimos anos, e por motivos óbvios - esvaziar a instituição de seus servidores , fortalecer outros projetos e secretarias como forma de diminuir e provocar sua extinção. E os primeiros passos já foram dados com a ida de mais de novecentos (900) agentes da autarquia para a Secretaria de Ordem Pública. Em seguida , cedeu outros seiscentos (600) profissionais para a “força municipal”. No início do ano, solicitou mais outros cem (100) para o projeto “CIVITAS” de vigilância por câmeras, tendo os equipamentos operados por guardas municipais. Além dos cedidos às outras dezenas de secretarias municipais e a gabinetes políticos no palácio Pedro Ernesto e na Alerj, dando fortes indícios de um desejo imaturo pela desmoralização institucional.


A guarda municipal do Rio de Janeiro tem no seu DNA a segurança pública e deve zelar pela vida e proteção da população. O atual comandante, inclusive, deveria lutar pela manutenção e pela valorização dos servidores, desde que dentro da casa deles, e não assoprando velas de parabéns para projetos que têm recebido mais pompa e glamour como SEOP e Força Municipal. Afinal, a autarquia “ Guarda Municipal" deve ser tratada como protagonista , pois é uma instituição criada por lei, autonomia financeira e CNPJ próprios, e , portanto , jamais pode servir de muleta , desviando dos seus recursos financeiros para sustentar projetos coadjuvantes como SEOP e Força Municipal. Projetos que sequer possuem quadro efetivo, autonomia financeira, prédios , equipamentos ou viaturas porque dependem do dinheiro e pessoal oriundos da GMRIO. Sendo assim, eles são apenas programas políticos de iniciativa de Eduardo Paes mais parecidos com “Frankenstein “. Possuem um corpo sem alma.

A propósito, a instituição guarda municipal hoje opera esculachada com suas bases fantasmas, consequência da falta de efetivo para brindar e dar visibilidade a projetos meramente fakes. Os que laboram nas ruas ou nas IGM da GMRIO se desdobram e sofrem pela escassez da mão de obra emprestada para esquemas partidários , que causam sérios revés no efetivo que labora atualmente, tendo de se desdobrar para cumprir as inúmeras atribuições que precisam entregar. 

Por isso, ante todo o exposto, cabe agora a você servidor lotado, cedido ou permanente encontrar meios de melhorar a vida de todo o efetivo , porque esteja dentro ou fora do olho do furacão , todos são guardas municipais. 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A PORTARIA N° IG N° 324, DE 18 DE ABRIL DE 2024 É ILEGAL, IMORAL E FERE OS DIREITOS TRABALHISTAS DOS SERVIDORES DA GUARDA MUNICIPAL

OS GUARDAS MUNICIPAIS CONTRA ATACAM

É FAKE O NÚMERO DE GUARDAS MUNICIPAIS DA GMRIO