O REI, O PRÍNCIPE , O BOBÓ DA CÔRTE E OS AGENTES DA SEGURANÇA PÚBLICA

"FICA A DICA SERVIDOR" 




O REI , O PRÍNCIPE , O BOBO DA CORTE E OS AGENTES DA SEGURANÇA PÚBLICA


Por GCM Paulo Márcio (20/10/2023)


No cenário da segurança pública existem quatro figuras emblemáticas. O rei, o príncipe  , o bobó da côrte e os agentes da segurança pública. O primeiro manda, o segundo dá ordens, o terceiro a recebe sem questionar, e os últimos, sofrem por conta da ignorância dos péssimos gestores e dos idiotas políticos. 


Como se sentisse um semideus ,  o rei é um mix de político egocêntrico com uma pitada de garoto mimado.  Aquele tipo de figurinha carimbada das épocas de moleque que sempre quando contrariado durante as peladas de futebol, pegava sua bola, colocando -a entre seus braços e a levava para  casa, irritando o restante da rapaziada.  

O príncipe,  não menos diferente, comporta-se como playboyzinho da Zona Sul , sentindo-se o cara , no entanto , é um pau mandado  do rei .  Um modelo despojado de puxa saco que, constantemente, se espreme entre outros baba ovos, durante as entrevistas  e fotos do " REIZINHO DA CASA GRANDE " , aparecendo colado e buscando visibilidade na mídia porque não possui estrela própria para brilhar.  


O terceiro é o típico bobo da côrte. Um ganancioso, que diariamente vende a categoria. Nos relatórios dos anais da história, aquele que cabia entreter Reis e os Círculos da Nobreza com anedotas e piadas. 


Para exemplificar, " ANEDOTAS", a grosso modo, sempre apresenta duplo sentido. Enquanto a "PIADA " costuma ser direta e com finalidade cômica.


Salientar que a côrte tem grande apreço por alma  submissa às suas vontades.   A pessoa que não questiona ordens,  mesmo que emanadas ilegais, é o modelo que toda monarquia julga ideal. Doravante, sua majestade espera dela apenas, ajoelhar-se , beijar suas mãos e seguir suas ordens,  transmitindo-as , depois , aos agentes mortais .  


Existem diversos destes subservientes do monarca na segurança pública . Alguns possuem posição como secretário ou como comandante, para que sacrifiquem o coletivo da guarda municipal .


Os que seguem a cartilha do "REI" , também possuem pessoas dentro das repartições para mantê-los sempre informados sobre tudo que acontece entre os subalternos. Esses X9 quase nunca sofrem qualquer represália por parte dos superiores e ficam lotados nos locais mais adequados.


E por último, os plebeus da segurança pública! Agentes que não pertencem à nobreza, mas sofrem pelas atitudes tomadas por ela. Geralmente, são os que mais perdem ao sofrerem severas punições, desgastes e perseguições . Além disso, suas demandas nunca são levadas à realeza . Quando , no entanto, acontece, é apenas para encaminhar novas atribuições aos guardas municipais, alimentando o ego e felicidade do político mimado.  


Se houvesse aos agentes das forças de segurança municipal alguém para representar suas demandas, talvez, a vida deles  fosse um pouco melhor. 


Por fim, enquanto houverem pessoas se vendendo ao poder em razão da ganância do dinheiro,  outras milhares irão padecer alimentando o desejo dos vendidos.


Paulo Márcio é o idealizador, redator e editor do BLOG FICA A DICA SERVIDOR. 
Graduado em Letras, MBA em comunicação e marketing, e pós graduação em Administração de Casas Legislativas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GOVERNO LULA VAI LANÇAR PROGRAMA FOCADO NAS GUARDAS MUNICIPAIS

A PORTARIA N° IG N° 324, DE 18 DE ABRIL DE 2024 É ILEGAL, IMORAL E FERE OS DIREITOS TRABALHISTAS DOS SERVIDORES DA GUARDA MUNICIPAL

OS GUARDAS MUNICIPAIS CONTRA ATACAM