É FAKE O NÚMERO DE GUARDAS MUNICIPAIS DA GMRIO
É fake o número de guardas municipais na GMRIO
Por GCM Paulo Márcio (05/06/2025)
Somente nos períodos de 2012 a 2025, a guarda municipal omitiu o quantitativo exato de servidores, apesar da lei de acesso a informação (LAI), de número 12.527/2011, provocando muita desinformação a sociedade , aos canais de comunicação e aos membros da categoria
Inclusive em citações anteriores , a guarda municipal do Rio de Janeiro dizia haver 7.500 guardas municipais na instituição.
Apesar de divulgados por meio da Casa Civil , esses ainda podem ser inverossimeis no tocante aos quadros da GMRIO.
Entretanto, eis os dados repassados que correspondem ao quantitativo atual, e com
base neles, percebe-se que a GMRIO teve o efetivo reduzido em quase 30%, ou mais .
Seguem conforme listados abaixo:
1. Aposentadoria por invalidez proporcional : 245 agentes
2. Aposentadoria integral: 215 agentes
3. Aposentadoria por invalidez integral:
52 agentes
4. Aposentadoria proporcional:
49 agentes
5. Falecimento:
242 agentes
6. Demitidos :
45 agentes
7. Exonerados :
961 agentes
8. Exonerados ex ofício:
01 agente
9. Posse anulada:
01 agente
Total de. 1.811
Logo, os servidores atuais da GMRIO estão executando horas a mais de serviço para suprir a falta dos mais de 1.811 servidores que já não fazem parte do quadro da GMRIO .
Embora a maior parte do efetivo, anteriormente , trabalhasse na escala 24/72, hoje, labora numa escala desumana de 12x36 , que contribui bastante no avanço de óbitos de servidores e perdas em horas extras.
Conscientizar aos agentes da ativa que do total de aposentados , 301 deixaram a carreira por doenças relacionadas a invalidez causada em razão do efetivo exercício da profissão . Outros 242 não tiveram a oportunidade da aposentadoria porque perderam a vida .
Observem, também, que poucos conquistaram a aposentadoria de forma integral. E daqueles que resolveram sair da instituição, boa parte ( 961), deixaram a instituição para ingressarem em outras forças de segurança, concursos públicos mais vantajosos ou mesmo salários melhores na área privada.
Então para os que ficam , restam-lhes uma guarda municipal atrasada, efetivo enxuto, cheia de ilegalidades, com uma escala degradante em vigor , direitos violados , não promoção na carreira, defasagem salarial e dos benefícios, que apenas corroboram com a falência financeira dos membros da categoria.
O efetivo total da GMRIO é de 5.673. Salientar que desse montante, mais de 800 gms estão lotados na SEOP , e outros estão espalhados em outras secretárias ou cedidos a políticos ligados ao prefeito Eduardo Paes, restando na instituição por volta de 4.000 a 4.500 integrantes.
Essa falta de servidores vem se refletindo na instituição que , em razão do baixo quantitativo, controla seus agentes por meio das COTAS , cobrindo os buracos deixados pelos mais de 1.811 servidores que se foram.
Aos servidores, fica a pergunta se querem se manter sob as rédeas da instituição, comendo migalhas pelo chão, ou buscarão lutar por melhorias salariais e condições mais dignas de trabalho.
Paulo Márcio é o idealizador, redator e editor do BLOG FICA A DICA SERVIDOR.
Graduado em Letras, MBA em comunicação e marketing, e pós graduado em Administração de Casas Legislativas.

A GM Rio é uma instituição em extinção.
ResponderExcluirBom dia caro leitor!
ExcluirObrigado pelo seu feedback, porque ele é muito importante para a continuidade do nosso trabalho.
Abraços Paulo Márcio
O efeito da Guarda municipal hj no máximo é
Excluirde 5mil homens, acredito que seja até bem menos.
Desde de 2012 não tem concurso , entraram um efetivo menor que o edital informava, sabemos que por semana morre 1 ou 2 Guardas.
Não sei o motivo o porquê dessa mentira que a prefeitura prega.
Boa noite caro leitor!
ExcluirObrigado pelo seu feedback. Ele é muito importante para o alcance do nosso trabalho.
Acreditamos que essa informação acerca do quantitativo, do efetivo guarda municipal, é um modo de manipular a mídia, que por sua vez, manipula a população com dados inveridicos.
Abraços Paulo Márcio