JAE OTÁRIOS
"Fica a Dica Servidor " By GCM Paulo Márcio
JAE OTÁRIOS!
Por GCM Paulo Márcio - 10/08/2025
Uns dos projetos midiáticos do prefeito Eduardo Paes, para ganhar fôlego o suficiente as suas pretensões ao governo do Estado, o JAE tem se tornado uma via crucis para quem vive, trabalha ou visita a capital fluminense.
É que desde a implantação do novo sistema de bilhetagem , a população tem ficado bastante irritada . A começar pela mais idosa que paga pela imaturidade do gestor municipal que - antes de iniciar o processo de aquisição dos bilhetes - devia ter observado haver pessoas com longa idade e muita dificuldade de lidar com aparelho celular , acessar a internet , baixar aplicativo, solicitar e acompanhar o pedido do seu cartão dentre outras funcionalidades . Que até por terem muitas delas a saúde já debilitada, a mobilidade para chegar aos pontos de retirada do cartão seria lenta e cansativa, pois como se vê , lá elas passam horas estressadas de pé, por lhes tirarem de casa , de suas rotinas .
Em nome de um projeto político, Eduardo Paes menospreza grupos de pessoas com necessidades visuais e motoras, as do espectro autista, as cadeirantes, as com problemas neurológicos …porque deixa de olhar como um gestor cuidadoso. Se fosse , levaria o atendimento onde todas elas são atendidas diariamente.
Para se posto a prova, o sistema de bilhetagem JAE é jogado no colo do povão , que deve se virar frente as falhas que nele se apresentam. As máquinas para compra dos cartões são poucas. Os pontos físicos para atendimento à população são insuficientes . Os funcionários sofrem para atender a demanda , e considerando que as empresas não conseguem comprar bilhetes em quantidade , no final sobra para o trabalhador arcar com as passagens sem ter a integração do cartão.
“Para tudo que os políticos querem inventar, a população sempre é usada como se fosse rato de laboratório. Até porque faz anos que o sistema da RIOCARD funciona em todo o Estado do Rio de Janeiro. Portanto, oferece um serviço eficiente aos moradores e visitantes dentro das cidades. Então, a quem interessa a implantação de um novo sistema de bilhetagem, sabendo -se que o atual opera tão bem ?" (Grifo nosso)
No JAE , os equipamentos dão pane toda hora . Geralmente, prendem o dinheiro do popular , que precisa abrir chamado para recuperar seu dinheiro só depois de uma semana . As máquinas prendem os cartões , não emitem os comprovantes de compra e recarga, ou quando saem vêm em branco. Fora os apagões comuns entre as várias transações , o quê nos mostra ser um sistema de bilhete que veio confundir ainda mais a cabeça da povão.
Por fim, enquanto houver a conveniência do senhor prefeito e a dos empresários, a nossa gente continuará sendo tratada como um bando de otários.
* Não se esqueça de deixar o seu comentário logo abaixo.
Paulo Márcio é o idealizador, redator e editor do BLOG FICA A DICA SERVIDOR.
Graduado em Letras, pós graduado em Administração de Casas Legislativas e MBA em comunicação e marketing político.


Eu me sinto roubada. Coloquei 200$, fui pagar a passagen deu saldo insuficiente. Moral da história. Mandou aguardar 60 dias úteis, para avaliação
ResponderExcluirUm absurdo!
Boa tarde cara leitora!
ExcluirObrigado pelo seu feedback.
Infelizmente, a conta sempre cai no colo do povo,que paga por um erro que não é seu.
Abraços Paulo Márcio